
Cartaz utilizado para a estreia comercial em Portugal.

Capa e contracapa do disco, com as músicas Nós Por Cá Todos Bem (escrito e cantado por Sérgio Godinho) e Coro das Criadas de Servir (escrito por Sérgio Godinho e Alexandre O'Neill, cantado por Zita Duarte), editado pela Diapasão. Fonte.

Cartonado do filme. Fonte.

Cartaz do filme. Fotografia gentilmente cedida por Rui Poças.
Nós Por Cá Todos Bem (1978)
Nós Por Cá Todos Bem de Fernando Lopes, é uma docuficção que acompanha uma equipa de filmagens de visita a aldeia natal do realizador, Várzea dos Amarelos, no concelho de Alvaiázere, onde vive a sua mãe, Elvira Marques, que serve de anfitriã e protagonista do filme.
O que a equipa descobre é, no fundo, uma aldeia onde a Revolução ainda não chegara e onde o modo de vida se mantém igual ao que era há várias décadas. Misturando um retrato etnográfico da vida naquela aldeia com fragmentos e apontamentos biográficos da sua vida e da da sua mãe (a determinada interpretada, mais jovem, pela atriz Zita Duarte), na aldeia e após a mudança para Lisboa, onde ela trabalhou como cozinheira de uma família abastada, este é um filme que não obedece a uma memória linear nem a um desígnio explícito em termos narrativos.
Transparece a liberdade com que o realizador ‘vasculha’ e reinterpreta locais e episódios do seu passado, tentando compreender as origens da sua própria existência e realizar uma viagem de autoconhecimento através da criação do filme.
realizador
Fernando Lopes
designer
Marcelino Vespeira
assinado
sim
como assina
“VESPEIRA”
“FOTO DE COSTA E SILVA” (Manuel Costa e Silva, director de fotografia do filme)
data
Maio 1977
impressor
Casa Portuguesa – Lisboa
dimensões
52,5 cm X 80 cm
n.º de entrada
013
sobre o cartaz
Marcelino Vespeira (1925-2002), pintor e artista gráfico que colaborou ativamente com o MFA após o 25 de Abril desenhando o logótipo institucional e cartazes para o Movimento, é o responsável pelo cartaz do filme.
Este cartaz conjuga a ilustração estilizada de um pássaro (uma pomba, possivelmente) em contorno, sob um fundo texturado (talvez pedra, terra, ou madeira) de cor azul cerúleo, crê-se que recorrendo a uma técnica de lápis de cera, aguarela ou mista. O corpo do pássaro, que poderá sugerir um catavento, serve de moldura para o fragmento de uma fotografia em tons de sépia onde se vê a mãe do realizador, Elvira Marques, o telhado de uma casa e o braço de alguém, talvez do próprio Fernando Lopes ou outra pessoa da equipa do filme.
O título do filme e o bloco de créditos inscrevem-se na base do cartaz, sob fundo azul, justificados à direita e em Futura Bold. Denota-se uma preocupação em termos da legibilidade dos elementos e da hierarquia visual da informação, com o recurso a pequenos quadrados que separam os nomes dos atores do elenco e diferentes tamanhos de letra.
A capa e contracapa do vinil contendo as duas músicas do filme da autoria de Sérgio Godinha – Nós Por Cá Todos Bem e Coro das Criadas de Servir – editado pela Diapasão também apresentam a imagem central do cartaz. O cartonado também apresenta uma linguagem gráfica idêntica à do cartaz.