
Cartaz utilizado para o circuito de festivais.
Impressão de cartazes em serigrafia. Fonte: Facebook da Oficina Arara.
Impressão de postais em serigrafia. Fonte: Facebook da Oficina Arara.
Altas Cidades de Ossadas
Karlon, nascido na Pedreira dos Húngaros e pioneiro do rap crioulo, fugiu do bairro onde foi realojado. Noites de vigília, sob um febril calor tropical. Entre as canas de açúcar, um rumor. Karlon não parou de cantar. Altas Cidades de Ossadas é um tateio inquisitivo e imaginativo às suas memórias, ao cerco institucional, e às histórias submersas de um tempo sombrio.
realizador
João Salaviza
designer
assinado
não
como assina
texto
data
[sem data]
impressor
tiragem
texto
dimensões
70 cm x 100 cm
fonte
Website da produtora Terratreme.
actor no cartaz
n.º de entrada
005
sobre o cartaz
Em termos de imagética, o cartaz de Altas Cidades de Ossadas consiste no rosto de Karlon, emergindo das sombras noturnas. Esta imagem provém de um fotograma do filme, no momento em que o protagonista espreita através dos canaviais, que foi depois convertida para alto-contraste.
Se no filme o rosto e a linguagem corporal de Karlon nesta determinada cena lhe conferem uma postura quase feral, no cartaz o seu rosto e olhar intensos parecem fazer dele um ser espectral ou até mitológico, uma ideia que se coaduna com a sua presença e existência dentro do filme. Do ponto de vista da tipografia optou-se por uma fonte não-serifada, criando um bloco de texto alinhado à esquerda e posicionado sobre a face oculta do protagonista.
A impressão serigráfica foi feita sobre cartolinas de diversas cores (azul, ocre, cinzento) e recorrendo a dois quadros: um para a passagem de tinta negra (contendo a mancha de fundo que revela o rosto de Karlon) e outro de tinta branca (para os elementos tipográficos, logotipos institucionais e da Berlinale).